ÁCIDO GLIOXÍLICO – MITOS E VERDADES

Há quase uma década a INOAR revolucionou o mercado de cosmética capilar descobrindo que o ácido glioxílico (AG) possui propriedades de alisar à fibra capilar, mantendo a integridade dos cabelos, portanto, sem danos à saúde. Com os primeiros estudos, a ANVISA liberou o AG para função tamponante. Agora caminha para liberação mais ampla, reconhecendo também sua propriedade de alisante capilar, conforme temos pautado, com certa frequência, aqui no Blog. Este é o processo natural, uma vez que o AG já é reconhecido como seguro e eficiente no mundo inteiro, graças ao trabalho pioneiro da INOAR Cosméticos.

Em função da morosidade dos trâmites burocráticos de Agências Reguladoras nacionais, a INOAR exporta todos os seus produtos à base de ácido glioxílico. Em 2014, uma importante emissora de TV veiculou reportagem tendenciosa, demonizando o ácido glioxílico. Mais tarde, os entrevistados de tal matéria, desmentiram à reportagem, evidenciando uma fraude, quiçá para beneficiar à emissora, que à época passava novela no contexto de salão de beleza/produtos para cabelos. Além, é claro, de lucrar com publicidade de grandes marcas concorrentes da Inoar, no mesmo segmento. Desde então criou-se uma mística em torno do ácido glioxílico, gerando desinformação e desconfiança. Por essa razão, posto hoje (até sexta) análises sobre ácidos orgânicos, na perspectiva de contribuir no esclarecimento sobre o uso e benefício do ácido glioxílico.

_acido_glioxílico_site_produto.png 2

VERDADE – O Ácido Glioxílico é um composto orgânico da mesma família do Ácido Acético (vinagre, sim V-I-N-A-G-R-E, igual a este que ingerimos na salada todos os dias). Ácido Glicólico (o mesmo dos consultórios dermatológicos) e Ácido Oxálico (encontrado na natureza em frutas e vegetais)

grupo orgânicos

VERDADE – O ácido glioxílico é naturalmente produzido por fungos, plantas e bactérias. Como parte vital do equilíbrio do ecossistema, o ácido glioxílico é responsável por garantir o crescimento e reprodução dos organismos.

MITO – “Pranchar o ácido glioxílico sobre o cabelo libera formol”. Mito! A temperatura máxima que uma prancha pode atingir não seria capaz, sequer, de alterar à composição do ácido glioxílico.

MITO – “Ácido glioxílico e formol são a mesma coisa”. Não precisa ser químico para perceber que compostos com nomes diferentes são substâncias distintas. A única coisa que estes compostos têm em comum são às moléculas igualmente pequenas, capazes de penetrar no centro da fibra capilar. No mais, possuem classificação, pH e funções completamente diferentes.

VERDADE – Impactados pelas descobertas e pesquisas da INOAR sobre benefícios de uso do ácido glioxílico, empresas sólidas e tradicionais também lançaram produtos à base de ácido glioxílico.

VERDADE – A INOAR tem voz atuante dentro da ANVISA e luta há quase uma década pela liberação de uso no Brasil para o ácido glioxílico.

VERDADE – A INOAR tem a patente e inscrição de reconhecimento do ácido glioxílico pela COSING – Comissão Européia responsável por reconhecer ingredientes cosméticos, órgão oficial da União Europeia.

Continuamos com os artigos na perspectiva colaborativa. Isto é, estamos abertos para debater e escrever com aqueles profissionais e interessados capazes de ampliar o debate.

 

Inocência Manoel – Fundadora INOAR Cosméticos

 

Fonte: TAVARES, Letícia. Ácido Glioxílico – Mitos e Verdades. 2018. Artigo não publicado.

 

 

19 comentários em “ÁCIDO GLIOXÍLICO – MITOS E VERDADES

  1. Estou lendo aqui sobre o ácido glioxílico que não faz mal à saúde até aí tudo bem E porque quebra o cabelo e deixa o cabelo em fraquecido e no final do tempo tem que cortar ele porque o cabelo perde a vida principalmente o cabelo afro não leva menos de 4 aplicações para se deteriorar e quebrar se todo e o cabelo normal liso ou cacheado tem um tempo de durabilidade de 6 meses a 1 ano para se destruir ou se detonar

    Curtir

    1. Olá,
      Assim como outras técnicas de transformação química capilar, o sucesso dos tratamentos com Ácido Glioxílico depende de 3 fatores: (A) Qualidade do Produto, (B) Atenção ao Protocolo de Aplicação e (C) Cuidados continuados para manutenção da saúde dos fios entre uma aplicação e outra.
      Nesse artigo você encontra maiores informações sobre todo o tratamento:
      https://inocenciamanoel.com/2021/09/02/informativo-inoar/
      Qualquer dúvida estou a disposição para melhores esclarecimentos.
      Abraços

      Curtir

      1. O ácido glioxílico não quebra cabelo o que quebra cabelo é a falta de cuidado a forma de como o profissional prancha o cabelo.

        Curtir

    2. Olá em relação a quebra de cabelo, talvez porque não está sendo usado de forma adequada e/ou sem aperfeiçoamento, hoje em dia o que mais tem no mercado é aplicadores de produto, que simplesmente compram e dizem q são cabeleireiros quebrando tudo o que vê pela frente. Já continuando as respostas, aplicar sempre em todo o cabelo vai sim danificar, é o mesmo que vc for para o sol com tua pele já queimada. Pra isso é necessário conhecimento pra fazer um ótimo alisamento e não.
      danificar a fibra do fio. Em relação ao cortar o cabelo pq ele fica sem vida, na verdade o fio Apartir do momento que sai de couro cabeludo, ele já é um fio morto, nossos fios precisam de cuidados diariamente pra se manter saudável. Vc está relatando casos que cabelos que se deterioram, talvez realmente seja questão de falta de conhecimento do profissional que está fazendo esses cabelos. Eu trabalho a mais de 8 anos com os ácidos e tenho clientes que ainda estão comigo, com cabelos enormes fazendo progressivas a cada 3 meses, somente retoque de raiz. Conseguem um crescimento tranquilo sem deteriorar nada. Infelizmente muitos não procuram aperfeiçoamento ou fazem o mais simples, e acabam destruindo os cabelos e tbm dando má reputação aos produtos.

      Curtir

    3. Tenho feito botões em meu cabelo em um salão de usa o LISO VIVER ARGAN LINE, gosto do resultado, porém meu couro cabeludo fica todo queimado, há saio do salão e fico por uns 2 dias com ou couro melado de tal forma que os cabelos ficam grudados no couro cabeludo. Algo está errado, se tudo nesse produto é tão natural e saudável, por que acontece isso? Esse produto pode causar algum tipo de alergia no couro cabeludo? O que fazer para que isso não aconteça? Começa a arder e muito, desde o momento em que a cabeleireira começa a passar o pincel com o produto na raiz do cabelo. Quando vai lavar, depois dos 20 minutos, só falto sair correndo da cadeira de tanta dor. Como vcs explicam isso?

      Curtir

      1. Olá Katia, Tudo bem? Sugiro você entrar em contato com a empresa que faz o produto, pois eles podem te aconselhar sobre esse produto. Esse produto não é feito pela minha empresa, então não sei explicar como é o processo dele.
        Abraços

        Curtir

      2. Porque fizeram da forma errada , em primeiro lugar nunca pode colocar ácido no couro cabeludo , qualquer química é sempre um dedo de distância, porque ele queima sim , não está sendo manuseado da forma certa , existem muitos profissionais despreparados.
        Sou professora de alisamento ácido e ensino a forma certa de utilizar . @elizaribeiroprof

        Curtir

      3. Olá @elizaribeiroprof,

        Agradeço muito por sua contribuição e por compartilhar sua expertise em alisamento ácido. É fundamental que os profissionais da área estejam bem preparados e sigam as melhores práticas para garantir a segurança e satisfação dos clientes.

        Sua observação sobre a importância de manter uma distância segura do couro cabeludo ao aplicar qualquer química é crucial e reflete a responsabilidade que todos devemos ter na indústria da beleza.

        Estou comprometida com a educação e o treinamento de profissionais, e valorizamos a troca de conhecimentos com especialistas como você. Se tiver interesse em colaborar ou discutir mais sobre o assunto, ficaremos felizes em conversar.

        Obrigada novamente por seu comentário esclarecedor.

        Curtir

    4. Tenho feito botox em meu cabelo em um salão de usa o LISO VIVER ARGAN LINE, gosto do resultado, porém meu couro cabeludo fica todo queimado, já saio do salão e fico por uns 2 dias com ou couro melado de tal forma que os cabelos ficam grudados no couro cabeludo. Algo está errado, se tudo nesse produto é tão natural e saudável, por que acontece isso? Esse produto pode causar algum tipo de alergia no couro cabeludo? O que fazer para que isso não aconteça? Começa a arder e muito, desde o momento em que a cabeleireira começa a passar o pincel com o produto na raiz do cabelo. Quando vai lavar, depois dos 20 minutos, só falto sair correndo da cadeira de tanta dor. Como vcs explicam isso?

      Curtir

      1. Olá Katia, Tudo bem? Sugiro você entrar em contato com a empresa que faz o produto, pois eles podem te aconselhar sobre esse produto. Esse produto não é feito pela minha empresa, então não sei explicar como é o processo dele.
        Abraços

        Curtir

    5. Desculpe mas está totalmente errada essa visão , sou professora de alisamento ácido e garanto que a forma como faz o alisamento pode tornar ele saudável ou prejudicial .
      Isso de 4 aplicações não existe , o processo tem que ser um só , se fizer da forma certa fica definitivo, e depois só vai retocando a raiz . O que estraga o cabelo é a sobreposição química por isso a importância de fazer da forma correta para não precisar refazer onde já foi feito .

      Curtir

      1. Agradeço imensamente por sua contribuição e por trazer sua perspectiva profissional e experiente para esta discussão. É evidente que sua compreensão profunda do processo de alisamento ácido é valiosa e ajuda a esclarecer as preocupações expressas.

        Concordo plenamente que a técnica correta é fundamental para garantir um resultado saudável e duradouro.

        Curtir

  2. Oi, tudo bem?
    Li numa matéria a respeito do ácido glioxílico que se, na formulação da progressiva, ele estiver associado à carbocisteína é mais vantajoso pois ajuda na proteção da fibra capilar. Então, antes de escolher a progressiva, eu gostaria de saber se a progressiva da sua marca tem essa opção e se realmente é verdadeira essa informação. Obrigada.

    Curtir

  3. Olá!!! Estou amamentando exclusivamente, e meu bebê tem 3 meses. Posso usar botox a base do ácido glioxílico? Estou tendo dificuldades para encontrar um produto liberado. Porque são tantas contradições, sobre o assunto.

    Curtir

  4. Olá ! Sou professora de alisamento ácido e gostaria de ressaltar minha imensa gratidão pela Inoar , uma das melhores impressa de cosmético e pioneira nos alisantes a base de ácido glioxilico ❤️
    Só tem problemas com esse ativo que não sabe fazer da forma correta , por isso em meu Instagram hoje com mais de 25k de cabeleireiros eu defendo e ensino a utilizar esse ácido da forma correta ! Ele é muito menos prejudicial ao fio que os alisantes alcalinos que quebram as ligações; enquanto o ácido somente amolece ; dessa forma o fio mantém sua resistência natural .

    Maiores reclamações desse ácido :
    “LIBERA FORMOL”
    Resposta : Estudos já comprovaram que só libera formol em ambientes isentos de oxigênio e em temperaturas acima de 500 ou 600 graus , ou seja no seu salão é impossível .!

    “QUEBRA CABELO”
    Resposta: Qualquer química manuseada da forma errada pode sim causar a ruptura da fibra , com o ácido é da mesma forma , o que estraga é a sobreposição do ácido , alisamento em cima de alisamento, por isso é importante dominar a química para conseguir o liso perfeito de primeira , e depois só ir retocando a raiz , dessa forma mantém a integridade dos fios .

    “NÃO PODE USAR EM LOIRAS”
    Quem fala isso com certeza está utilizando da forma errada, eu e minhas alunas fazemos loiros incríveis a anos e nunca tivemos problemas, a pior forma de utilizar é querer pranchar o ácido nos fios ! Ele NÃO trabalha através do contato ! Se pranchar um produto químico nos fios só irá ocorrer danos como quebra e desbotamento.

    Em meu instagran ensino a forma certa de trabalhar e defendo esse ácido até o fim ❤️
    @elizaribeiroprof

    Curtir

    1. Olá @elizaribeiroprof,

      Sua paixão e dedicação ao ensino correto do uso do ácido glioxílico são verdadeiramente inspiradoras. É um prazer saber que profissionais como você estão liderando o caminho, educando outros na indústria e defendendo práticas seguras e eficazes.

      Estou profundamente honrada por suas palavras gentis e pelo reconhecimento de nosso trabalho pioneiro com alisantes à base de ácido glioxílico. Seu compromisso em desmistificar os equívocos comuns e promover uma compreensão clara e baseada em evidências é algo que valorizamos imensamente.

      Agradecemos por ser uma voz forte e informada na comunidade de cabeleireiros, e por sua defesa contínua de nosso produto. Sua experiência e ensino são inestimáveis para a indústria, e estamos gratos por ter você como uma defensora.
      abraços

      Curtir

Deixe um comentário