SOU Inocência Manoel

Sou INOCÊNCIA MANOEL, filha de Thomaz Manoel e Elza Brasil do Nascimento. Minha mãe era de uma família classe média. E meu pai, filho de portugueses e espanhóis, se desvirtuou da vida acadêmica para montar diversos negócios, sempre com muita coragem, sem medo de arriscar. Simpatizante do Partido Comunista, tinha engajamento nas causas sociais. Daí também minha afinidade com políticas públicas inclusivas. Afinal, não tem como crescer quando muitos a nossa volta são desprovidos de tudo.

Cursei faculdade de Letras pela UNESP. Sempre fui empreendedora. Abri o primeiro salão de beleza, nos fundos de casa, aos 15 anos de idade. Ali apliquei meus conhecimentos alquímicos no desenvolvimento de produtos que embelezavam cabelos com diferentes texturas, além da criação de penteados e cortes que fidelizavam a clientela. Nesse caminho, aos 24 anos abri um novo salão, em bairro nobre de São Paulo, onde também passei a vender cremes hidratantes e alisantes.

Estudava as fórmulas dos produtos recém lançados, revolucionárias, ao mesmo tempo que pesquisava os ativos no mercado nacional para criar um produto de melhor qualidade e acessível ao grande público. O hit da época era a escova japonesa, com custo em torno de R$ 1.500,00. E nós, desenvolvemos o Tratamento Capilar Marroquino, pioneiro, no Brasil e no mundo, no uso do Óleo de Argan, com diferentes aplicações.

Não vou aqui detalhar os anos de luta desde 1999, com vitórias e derrotas, para construir a marca INOAR, empresa brasileira reconhecida no exterior, da qual sou sócia-fundadora junto com meu filho, empresário Alexandre Nascimento. INOAR hoje está presente em 42 países, escritório em Miami e assessoria de imprensa em New York. Academias INOAR se espalham em diversos países, entre outros, Rússia, Polônia, Londres, Colômbia, Chile, Guatemala, Marrocos e África do Sul. Resultado este conquistado por todos os trabalhadores, em diferentes níveis de carreira, que cotidianamente constroem o sucesso da empresa. Mas, principalmente, resultado do empenho de meu filho Alexandre, CEO, que há quase 10 anos  assumiu a estratégia global da INOAR, enquanto assumi a área de Inovação e Marketing. Criamos e produzimos dezenas de linhas para o tratamento capilar, além de tratamento corporal, facial e maquilagem.

Uma certeza tenho na vida: quanto mais recebemos, mais devemos compartilhar. Daí  o projeto Beleza Solidária que faço a gestão junto com a INOAR. Tal projeto atua em comunidades carentes, capacitando as mulheres para o desenvolvimento de seu próprio negócio. Assim, fomentamos o empreendedorismo, incluindo às camadas de baixa renda, e ajudamos às “8 METAS DO MILÊNIO” da ONU no cumprimento da meta 3: Igualdade entre Sexos e Valorização da Mulher. Afinal, no círculo virtuoso todos têm que ganhar, do contrário, em algum momento, todos perdemos.

Para chegar até aqui, abri mão de algumas coisas. Entre elas, o prazer de escrever e compartilhar opiniões. Espero neste blog ter um espaço de debate a cerca de política, beleza, arte e cultura, com a contribuição de muitos para pensarmos ações efetivas na construção de um mundo melhor, mais justo, inclusivo e belo.  Isso é possível se refletirmos um pouco mais sobre o cotidiano que nos cerca.

10 comentários em “SOU Inocência Manoel

  1. Ofereço esta música com muito carinho e admiração:
    Maria, Maria
    É o som, é a cor, é o suor
    É a dose mais forte e lenta
    De uma gente que ri
    Quando deve chorar
    E não vive, apenas aguenta
    Mas é preciso ter força
    É preciso ter raça
    É preciso ter gana sempre
    Quem traz no corpo a marca
    Maria, Maria
    Mistura a dor e a alegria
    Mas é preciso ter manha
    É preciso ter graça
    É preciso ter sonho sempre
    Quem traz na pele essa marca
    Possui a estranha mania
    De ter fé na vida

    Curtido por 1 pessoa

    1. Empresaria de visao e coracao maravilhoso.. Eu como profissional cabeleireiro tenho uma opiniao que ainda muitos nao tem..lidamos com auta estima de pessoas. Qdo um trabalho e bem feito os Olhos das clientes brilhar de alegria .Isso p mim e gratification.
      Profissionalismo e produto fazem a diferenca…. Obrigado

      Curtido por 1 pessoa

  2. Oi Dona Inocência, sou Caroline de Florianópolis coordeno o Comitê da Grande Florianópolis, do Movimento ODS/SC, estava aqui pesquisando sobre ODS agora por conta de um webnário que irei facilitar amanhã e encontrei o seu blog. Fiquei encantada com a sua história, sua escrita e sua vida. Isso é muito inspirador ainda mais quando a Sra conecta os ODS as suas atividades do dia a dia e as coloca em prática.
    Obrigada por seu existir, por ser servir a vida.

    ps: vou deixar aqui o link do webnário de amanhã (29.05.2020) às 10h caso a sra queira assistir e conhecer as ações de pessoas em prol aos ODS em SC https://youtu.be/rTmN3x3dtzc

    Curtido por 1 pessoa

  3. Eu agradeço muito a Deus por ter essa oportunidade de conversar contigo e poder assim saber e entender um pouco mais dessa mulher maravilhosa.
    Seu blog já começa sendo motivador com a frase que nos impacta .
    “ “SE EU NÃO FIZER PELOS OUTROS O QUE NÃO FIZERAM POR MIM, NÃO TERIA APRENDIDO NADA.”

    Inúmeras vezes nosso pensamento é outro .
    A gente faz o que fazem para nós .
    Seja isso bom ou ruim .
    Mais aí vem vc é nós mostra o lado bom da vida
    O lado de fazer o bem de dar tudo aquilo que nosso coração está cheio .
    É lindo ver que seu coração só carrega sentimentos bons.
    É lindo ver que ainda existe pessoas que acredita que podemos ajudar o mundo a ser melhor como um dia foi .
    É lindo encontrar pelo caminho mulher batalhadora que começa ainda adolescente a buscar seu ligar ao mundo .
    Vc é um exemplo de mulher de pessoa de ser humano
    Inocência de uma criança mais a garra de uma super mulher
    Batalhadora e empreendedora
    Quero um dia poder sentar contigo e admirar pessoalmente, ouvir sua história contada e me emocionar e espelhar mais nessa mulher grandiosa que és.
    Um Grande abraço!

    Curtir

Deixe um comentário