Todas as máscaras de 2020

Um ano atípico como este nos obrigou a abafar com máscaras as nossas palavras quando elas mais foram necessárias.

A maior crise sanitária do nosso tempo nos fez olhar para dentro e para o lado. Desconfiar da nossa saúde e da saúde de quem estava por perto.

Um vírus mortal. Invisível e silencioso. Que levou embora pessoas queridas, importantes, anônimos, ricos, pobres, artistas, empresários, jovens, senhores e senhoras.

Que roubou sonhos e empregos. Que escancarou pra todo mundo quem usava um outro tipo de máscara: a da negação, da ignorância e do egoísmo.

É hora de fazermos uma profunda reflexão, se quisermos que 2020 realmente nos ensine sua dura lição. Nada é por acaso. 2020 é um recado.

A natureza e os homens estavam em sofrimento sem saber. O mundo estava mais preocupado com o que se ganha, do que com o que se perde. Casais não sabiam mais conviver. Pais e mães passavam mais tempo fora de casa do que com seus filhos. O mundo entrou em colapso e a pandemia é o triste reflexo de que tudo precisava, urgentemente, pausar.

E então as máscaras foram arrancadas. Pudemos ver quem estava conosco na saúde e na doença de fato. Relacionamentos foram desfeitos e refeitos. Vieram filhos da pandemia.

O Covid-19 renovou os valores das empresas. Obrigou a Missão, Visão e os Valores a saírem do papel e do quadro colocado na sala para fazer bonito. Não tem hashtag que salva um modelo de negócios se ele não for humano, em primeiro lugar.

Os verdadeiros líderes mostraram do que são feitos: de garra, de trabalho e de humanidade acima de tudo. Só a gestão humanizada e que sabe praticar a empatia pode cuidar desta nova geração que nasce pré-covid e, principalmente, pós-covid.

Uma geração que sabe muito bem quem está nessa jornada para deixar uma história. Uma geração que não quer ter. Quer ser. Que olha com carinho para a sustentabilidade e os demais valores que uma empresa precisa ter.

O verdadeiro líder está de máscara. Mas quando tudo isso passar, vai poder tirá-la com orgulho porque nunca desistiu de lutar.

Inocência Manoel

#covid19 #liderança #saúdemental #PactoGlobal #todosportodos #ansiedade #inspiração #empreendedorismo #pandemia #vemvacina

2 comentários em “Todas as máscaras de 2020

  1. Meu Deus Inocência, que ano e que dor. Meu avô foi vítima e hoje faz uma semana, minha mãe é todos nós estamos desconsolados.
    Mas uma coisa a máscara não pode impedir e nem também.
    Os nossos olhos e nossas lágrimas, seja por qual motivo for.
    Um abraço querida.
    Esse ano em meio a essas lágrimas você olhou por nós com a ajuda de Deus é somos gratas.

    Curtir

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s