
Na última sexta-feira (5 de abril de 2019) recebi um e-mail que já estava esperando há alguns dias e que confirmaria o meu feeling tão aguçado – as boas-vindas ao Pacto Global das Organizações das Nações Unidas – ONU.
A Inoar tornou-se, assim, participante desta importante iniciativa de sustentabilidade empresarial graças ao meu apoio incondicional aos seus princípios universais de direitos humanos, trabalho, meio-ambiente e combate à corrupção.
Há muitos anos venho insistindo em fazer uma empresa diferente. Digo insistir pois no mundo empresarial é preciso vencer algumas barreiras, criar novos hábitos, “matar um leão por dia”, para poder construir um negócio de valores (que não necessariamente tem a vem com dinheiro).
Assim, como vocês já conhecem, é meu investimento pessoal, de tempo, de dinheiro, e um investimento emocional também, que impulsiona a iniciativas sociais do projeto Beleza Solidária. E são elas que fazem com que a gente se aproxime mais de iniciativas tão importantes para as questões humanas para quem todo empresário tem o dever de olhar.
É por meio do projeto Beleza Solidária que as identidades de pessoas das bases da pirâmide social são resgatadas em cursos de capacitação e ações emergenciais em parceria com ONGs, no Brasil e no mundo.
Estamos também comprometidos com a questão da representatividade, acreditando na importância de mulheres, negros, LGBTs, pessoas com deficiência e outros grupos ocupando mais espaços, no dia a dia, em suas parcerias, e em sua comunicação.
A Inoar garante que os direitos dos trabalhadores sejam respeitados e contribui para a abolição de todas as formas de discriminação, especialmente pelo Projeto Mais Sessenta, para a contratação de profissionais maduros.
Reafirmamos nosso posicionamento com a questão da biodiversidade, desenvolvendo cosméticos veganos, sem testes em animais e sem ingredientes de origem animal, e também estamos comprometidos com o uso de matérias primas e processos que não agridem o meio-ambiente.
A Inoar apoia, ainda, a luta contra a corrupção, extensiva a todos os colaboradores, executivos, diretores e sócios, em sua sede e rede de distribuidores.
As ações práticas que a Inoar vem desenvolvendo ao longo dos anos têm total sinergia com os princípios estabelecidos pelo Pacto Global: Direitos Humanos, Trabalho, Meio Ambiente e Luta Contra a Corrupção. Agora, somos participantes desta grande iniciativa da ONU, que vem reforçar tudo aquilo em que sempre acreditei.
Inocência Manoel