Os desafios da retomada com o vírus “correndo solto”

A disseminação do vírus foi tão veloz e dramática que exigiu um esforço coletivo em adaptação e inovação para minimizar o impacto na saúde pública e ampliar a cadeia de suprimentos (insumos e equipamentos). Grandes empresas de diversos segmentos passaram a produzir para atender as demandas da crise.

Assim que a Covid-19 assumiu o status de Pandemia, a Inoar colocou em casa todos os colaboradores que poderiam trabalhar remotamente. Novas pesquisas, adaptação de maquinário, aquisição de matéria prima para produção de álcool em gel 70%, entre outras medidas, somadas as intensas horas de trabalho, foram batalhas difíceis. Por mais que determinação e coragem façam a diferença, em alguns momentos, tais desafios pareciam insuperáveis. Mas, continuar era a única alternativa diante do imponderável, que retraiu o consumo dos produtos da linha principal da empresa, afetando exportações (fechamento de fronteiras), e em âmbito local, o fechamento de comércio e de salões de beleza teve alto impacto para o segmento como um todo.

À medida que a economia vai sendo retomada, de modo geral, as empresas que ajudaram os funcionários e permaneceram firmes em seus propósitos, mesmo diante das dificuldades de acessarem os fundos governamentais prometidos e seus respectivos pacotes de estímulo (que nunca chegaram as pequenas empresas e muitas fecharam por causa disto), estão mostrando perspectivas mais otimistas num cenário pós pandemia.

A Inoar teve uma experiência ímpar e vamos contar um pedacinho disto a cada semana. Ainda estamos executando protocolos rígidos que certamente se estenderão até que se tenha uma vacina, testada e comprovada. O que aumenta a responsabilidade da comunicação, que no nosso caso foi estratégica. Uma comunicação interna onde marketing e RH priorizaram o esclarecimento e monitoramento da saúde física e mental dos colaboradores, munindo-se de dados qualitativos, tabelas e gráficos de desempenho. Uma comunicação transparente e direta, com linguagem simples e com alcance a toda família. Sem tal ação não teria sentido continuar. As pessoas é que dão vida as empresas.

uma parte da equipe

Algumas peças usadas nessa campanha, e possíveis de compartilhamento, estamos disponibilizando para download aqui no blog (gestão de negócios na pandemia) podendo ser impressas e colocadas em lugares de circulação nos escritórios, nas fábricas, no comércio, etc. Compartilhar tem sido importante neste momento, principalmente experiências exitosas.

Acredita-se que a pandemia gerou uma nova onda de conscientização e solidariedade. Estamos fazendo nossa parte. Temos que cobrar dos que têm responsabilidade por politicas públicas/sanitárias para que façam a sua. Somente assim avançaremos na retomada.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s