10 anos de Beleza Solidária

O projeto Beleza Solidária, que fundei há 10 anos, segue beneficiando milhares de pessoas desde sua criação, em 2010. Neste tempo todo o projeto reforça o compromisso de ajudar moradores de comunidades menos favorecidas a construírem suas próprias competências.

Em 2020, um ano marcado pela pandemia do novo Coronavírus, o projeto retomou suas ações de doações emergenciais. Foram diversas instituições e grupos atendidos.

Em meio à pandemia, por meio do projeto, foram doadas centenas de frascos de álcool em gel 70% a hospitais, Unidades Básicas de Saúde (UBS) e Unidades de Pronto Atendimento (UPA) do município de Taboão da Serra (SP).

Produtos também foram encaminhados à  ONG Sementes do Amanhã, uma entidade que auxilia 150 crianças e adolescentes em situação de extrema vulnerabilidade no mesmo município.

As mulheres que residem no Centro de Acolhida Especial para Mulheres Transexuais e Travestis – Casa Florescer, localizada no Bom Retiro, em São Paulo (SP) também receberam kits de higiene, para atravessar o período de quarentena com mais cuidado e carinho.

Com as recomendações de isolamento social, devido à pandemia da Covid-19, em 2020 artistas criaram novas formas de ficar em contato com o público. As transmissões ao vivo (lives) têm sido uma alternativa de evitar aglomerações e, ao mesmo tempo, promover o encontro de artistas com seus fãs.

Foi assim que o projeto se uniu a diferentes movimentos: no mês de maio, foram doados kits de higiene e álcool gel da Inoar Cosméticos, na live transmitida no canal do YouTube da cantora Joelma, destinados a ONG Caminhoneiros da Luz.

Também foram doados produtos para a live da cantora Adryana Ribeiro e a Rapaziada, que beneficiaram artistas que estão sem trabalho, e, portanto, sem renda, devido ao atual cenário de isolamento. O meio artístico tem sido fortemente afetado pelas medidas restritivas, necessárias para conter a doença.

No mês de junho, o projeto Beleza Solidária fez uma doação de produtos de higiene para ajudar as mais de 200 pessoas colombianas acampadas em um setor do Aeroporto de Guarulhos, incluindo crianças, adolescentes e idosos.

Sem conseguir voltar para casa, por causa da pandemia do novo Coronavírus, os colombianos, em sua maioria desempregados das confecções de roupas do Brás,  sobreviveram das doações que foram destinadas a eles no período.

“O melhor remédio para curar nossas dores é curar as dores dos outros.”  Repeti essa frase muitas vezes neste ano. Ela resume o meu sentimento e as minhas atitudes.

Estive próxima das pessoas e conversei com moradores da região de Cotia, cujas rendas tiveram expressiva redução devido ao desemprego. Muitas mulheres perderam seus empregos. Na grande maioria, diaristas, folguistas, cuidadoras de idosos, que acabaram sendo dispensadas e cujo salário compunha a renda da família, geralmente com mais de dois filhos.

Até o momento, já foram distribuídos mais de 15 mil kits – contando com produtos de higiene e álcool gel – e 1.000 cestas básicas durante a pandemia. O projeto Beleza Solidária, já soma mais de R$ 3,5 milhões em investimentos para ajudar o próximo.

Essa ajuda tem sido muito significativa para pessoas que estão no enfrentamento de uma crise sem precedentes.

 Aprendemos muito nos tempos de pandemia. É quando você vê Missão, Visão e Valores de uma empresa saindo do papel, para se tornarem ações reais e tangíveis, que as empresas devem mostrar aquilo que preconizam. Não podemos ficar no discurso, temos que partir para a ação, sempre. A solidariedade é uma emergência, especialmente nestes tempos.

As ações realizadas pelo projeto Beleza Solidária alinham-se com os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável propostos pelo Pacto Global da Organização das Nações Unidas (ONU), que assinei no ano passado.

Se todos fizermos a nossa parte, ninguém fica para trás.

Inocência Manoel

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s