De alquimista dos cabelos a transformadora de histórias

Desde quando eu tinha um salão e criava fórmulas caseiras − fato que me levou a ser conhecida como “alquimista dos cabelos” –, trabalhando todos os dias e muitas noites, havia dentro de mim a ânsia de desenvolver produtos inovadores que satisfizessem meus desejos e os dos consumidores.

A beleza tem o poder de transformar até mesmo os estados de espírito. As mulheres usam a aparência, os cabelos especialmente, para marcar momentos importantes de suas vidas. Promoções, novos relacionamentos, tudo é motivo para repaginar. Cuidados estéticos são parte do universo feminino. Agregam identidade e levam empoderamento às mulheres, permitindo-lhes, inclusive, competir no mercado com mais segurança, mudando suas vidas e as de seus familiares. Partindo deste conceito, a Inoar deixou de ser um sonho para ser a empresa que é hoje. Sabemos que mulheres que se sentem bonitas são capazes de conquistar qualquer coisa. Nossa convicção é tão grande, que também a divulgamos por meio de nossos projetos sociais, afinal, a beleza deve ser democrática.

O compromisso com produtos inovadores é marca da Inoar também. A principal característica da empresa que fundei com meu filho, Alexandre Nascimento – cuja administração nos faz reconhecidos no mercado nacional e internacional −, é o pioneirismo. Estamos sempre à frente ao criar produtos para os cabelos e para a pele, atentos às necessidades do mercado, mas com identidade exclusiva.

A prova de que nossa filosofia é inovar em todos os aspectos está na forma como posicionamos nossa marca e nas diferentes maneiras que nossos produtos podem ser usados. É um marco na Inoar o lançamento do primeiro redutor de volume sem formol no mercado. Fomos a primeira empresa a utilizar o ácido glioxílico, em 2005, uma das maiores descobertas do segmento, levando o nosso país a um elevado patamar também em cosmetologia. Este ativo, um verdadeiro sucesso na Europa, foi incluído no PCPC (Personal Care Product Council) – uma associação da indústria americana de cosméticos − e no COSING (Cosmetic Ingredient Database), banco de dados da Comissão Europeia, com função alisante dos cabelos, devido à descoberta da Inoar.

A qualidade e a responsabilidade socioambiental são compromissos cotidianos na Inoar. Da mesma forma, a beleza é algo presente no nosso dia a dia. É conceito abstrato que transformamos em algo tangível por meio dos nossos produtos. Desde os ativos, a escolha de fragrâncias exclusivas, até o desenvolvimento de shapes de embalagem, nada é aleatório.

Ao mesmo tempo em que temos o compromisso com nossos consumidores, também ajudamos a movimentar o mercado desde sempre. Minhas primeiras criações vinham em frascos pretos; fomos a primeira empresa a usar um frasco soft touch; nunca antes no Brasil uma empresa havia levado shampoo e condicionador de 1 litro para o varejo; para nosso óleo de Argan, carro-chefe da Inoar, usamos o conceito da perfumaria, colocando o produto num vidro jateado com tampa revestida e com perfume raro e marcante, reconhecido no Brasil e no exterior.

Nossos produtos demandam qualidade e visual exclusivo, e o design é parceiro no crescimento dos negócios. Por isso a Inoar também é pioneira na customização de frascos. Para que nossos produtos possam se destacar neste mercado da beleza, não poupamos esforços para termos algo único, por vezes envolvendo processos artesanais na confecção de nossos frascos, como, por exemplo pintura com tinta automotiva para chegar numa cor só nossa. O nosso critério é termos nas embalagens a nossa identidade.

Quando pego um frasco da Inoar nas mãos, não vejo um produto, um shampoo, um creme. Vejo a minha vida inteira ali. A embalagem, a fragrância passam toda a nossa história, e os nossos consumidores se identificam com ela. Nós trabalhamos assim: queremos deixar algo concreto para a história da Inoar, fazendo parte da vida das pessoas. Se pensarmos que a beleza é passageira, por outro lado um produto desenvolvido com tanta coisa para contar acaba se tornando eterno.

Inocência Manoel

Um comentário em “De alquimista dos cabelos a transformadora de histórias

  1. Parabéns pelo trabalho.
    Não sabia que a Inoar era de uma brasileira, (como sempre mulheres inovadoras)
    Primeiro produto da Inoar que usei foi o óleo de argan, maravilhoso.
    Há uns bons anos parei de pintar meus cabelos, a Inoar, acaso tem shampoo para cabelos grisalhos??
    Agradeço, muitos sucesso para vc e toda a sua equipe.
    Um abço fraterno.

    Curtir

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s