Há um recado sendo dado

Sou uma mulher de fé. Nos momentos mais difíceis da vida, foi minha crença inabalável que sempre me segurou. É pela minha fé que ando, que crio, que trabalho. Muitas vezes o plano espiritual parece ser mais concreto que o lugar onde pisamos e sigo grata por pensar assim.

É neste lugar que me apoio quando a vida parece não ter explicação. Que ano, meus senhores. Quantas tragédias nosso Brasil vem enfrentando. Brumadinho, as enchentes, o incêndio no Flamengo, o acidente que levou embora o Boechat.

Evitáveis ou não, acidentes ou não, o fato é que precisamos urgentemente entender o recado que vem sendo dado a nós.

Um rompimento de barragem, como aconteceu em Mariana, deveria ter sido suficiente. Mas precisamos ter passado por Brumadinho. O Brasil tem centenas de barragens como as que romperam em Minas. Um mapa criado pela BBC News Brasil com dados compilados em 2017 pela Agência Nacional de Águas (ANA), com informações da Agência Nacional de Mineração (ANM), mostra as barragens, sua localização e classificação, além das empresas responsáveis por elas. Entre as 790 barragens que aparecem, cerca de 320 não se enquadram na Política Nacional de Segurança de Barragens (PNSB). É a natureza gritando na nossa cara que alguma coisa não está certa ali. São estudiosos avisando.
Uma reportagem de O Globo revelou que o descaso com enchentes matou 2.500 pessoas no país em vinte anos. São décadas vendo pessoas arrastadas pelas águas, é claro que algo está muito errado.

Ao lado da lama e da água, o fogo também protagonizou a tragédia dos últimos dias, queimando o Centro de Treinamento do Flamengo, levando a vida de 10 meninos embora. Me-ni.nos. O que dizer quando a vida inverte a ordem natural das coisas?
E quando leva a vida de alguém que parecia fazer parte da nossa vida, como o jornalista Ricardo Boechat, morto em um acidente aéreo?

Terra, água, fogo e ar. Todos os elementos juntos nos dando um recado. É hora da gente parar. Tanta tecnologia, tanta informação e não estamos sabendo lidar com quem está do nosso lado. Não sabemos lidar com a natureza. Perdemos o respeito pelo sagrado, pelas vidas, pelo outro.

Há um recado sendo dado e esse só podemos escutar no silêncio. Da nossa consciência, da nossa alma e em nossas orações.

Inocência Manoel

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s