Retrospectivas e Perspectivas

Os últimos anos nos provaram que é preciso urgentemente mudar nossas atitudes para ter um mundo melhor e mais saudável. Pessoas e empresas, hoje mais do que nunca, precisam avaliar seus valores e reforçar as práticas sustentáveis, ou então sobrará muito pouco do nosso planeta para as gerações futuras.

O mundo mudou. E todas as organizações estão tendo que repensar seus modelos de negócio para enfrentar os novos consumidores e os novos hábitos que nascem com a nova realidade.

Como CMO da Inoar Cosméticos, eu já vinha sentindo uma grande mudança de comportamento impactando diretamente as tendências em nosso mercado. Tudo foi acelerado com a pandemia, que adicionou novos componentes no cenário de crise e seus imprevistos.

Porém novos ares pedem uma revisão geral dos nossos valores, e acredito que o futuro da liderança das marcas está relacionado a convergir suas verdades com aquilo que as pessoas estão buscando: novos propósitos, autocuidado, consumo consciente, clean beauty.

Nossas metas e desafios para 2023 baseiam-se nos valores da empresa aliados à urgência da Agenda 2030, proposta pelo Pacto Global da ONU. Ela é universal, indivisível e integrada. Sintetiza as aspirações e integra as dimensões econômica, social e ambiental. Seu lema central, Ninguém deixado para trás, baseia-se em cinco princípios orientadores: Pessoas, Planeta, Prosperidade, Paz e Parcerias.

Quando eu digo que além de meta, isso também é um desafio, lembro que engana-se quem pensa que os líderes são aquelas pessoas prontas para qualquer batalha. A liderança, especialmente nos momentos de crise, se mostra quando pessoas conseguem ver novas perspectivas, e conseguem criar apesar dos tempos difíceis.

O melhor remédio para nossas dores é curar as dores dos outros. Aprendemos muito nos tempos de pandemia.  É quando você vê a Missão, Visão e os Valores de uma empresa saindo do papel, para se tornarem ações reais e tangíveis, que as empresas devem mostrar aquilo que preconizam. Não podemos ficar no discurso, temos que partir para a ação.

Liderança

O líder precisa ter uma escuta muito aberta, uma percepção que vai além, e ser capaz de reconhecer que, acima da empresa, estão as pessoas, os colaboradores. Costumo dizer: “Primeiro os nossos.”

Mas isso tem a ver com a minha trajetória de vida, meus sonhos sempre estiveram relacionados a alguma forma de ajudar pessoas. Daí vem a minha compaixão, a solidariedade, a partilha de conhecimento e também de condição de vida. Porque eu não crio para mim. 

Acredito que o verdadeiro sucesso vem da solidariedade. Não basta você liderar, ser um nome reconhecido internacionalmente, se não é capaz de enxergar as reais necessidades das pessoas. Não há tecnologia, dinheiro ou poder que sejam capazes de construir um futuro. Mas sim a Humanidade.

As bases da cultura da Inoar sempre estiveram alicerces muito fortes. O processo de engajar os times foi natural, sem muitas divisões entre a minha pessoa e quem trabalha comigo. Antes de estar do lado de cá, eu estava do lado de lá, e não tenho memória curta. Minha trajetória é de uma pessoa simples, e nunca vou me esquecer de onde eu vim. Então faço questão de estar verdadeiramente perto das pessoas, por isso a cultura da empresa está sempre viva.

Sempre dei mais valor ao feedback do que ao resultado. O mundo de hoje nos dá muitas chances de aprendizado. Você cresce um pouquinho por dia quando assume que está aqui para aprender. Não somos pessoas prontas, estamos em construção. Então não somos fixos, somos crescentes!

Desde minha adolescência empreendo e muito se engana quem pensa que minha trajetória sempre esteve rodeada de beleza – apesar de sempre ter trabalhado na área. Desde o início, aprendi na marra a cair, resistir e seguir. Eu aprendi e talvez hoje possa ensinar qual é a diferença entre cair e cair de pé.

Todo mundo que se arrisca um dia cai. E o que você faz com seu tombo e a pessoa que você se torna com ele são os divisores de água da sua vida.  Tive pequenos e médios negócios que simplesmente não foram para a frente. Vergonha nenhuma de dizer isso. Quebrei algumas vezes, fui enganada muitas. Não tenho também motivos para colocar um filtro em nenhuma história. E sabe por que? Essa jornada de erros e acertos me trouxe até aqui. Íntegra. Empregando muita gente. Salvando vidas. Aprendendo todos os dias. 

Nesse processo de aprender, os erros foram bênçãos. E o princípio da mentalidade de crescimento é justamente esse: aprender a superar os sentimentos de incapacidade ou inadequação face aos obstáculos, reconhecendo neles uma oportunidade.

Motivação

Nada é tão poderoso como o exemplo. Você pode criar processos, guias, cartilhas e estatutos, mas se você não souber liderar e ser exemplo, não existe motivação. Sou apaixonada pelo meu trabalho e gosto de trabalhar com pessoas dinâmicas, ágeis, que tenham a mesma paixão. Isso cria todo um ecossistema de positividade, agilidade e por consequência, resultados.

Eu sou criativa, sou agitada, sou workaholic, faço mil planos o dia todo. E, acima de tudo, eu sou grata pelo que temos feito juntos. A Inoar chegou onde chegou graças a pessoas. Ela é feita de gente que está deixando seu legado aqui também, comigo. Alguns lá no começo. Outros no presente. Mas muitos para sempre, não importa o destino.

Todo profissional quer ter a oportunidade de aprender, ampliar seus conhecimentos e experiências e, assim, impulsionar suas chances de sucesso na carreira. Na Inoar, uma das formas que temos encontrado para motivar os colaboradores é pelo pagamento de cursos universitários, de formação, pós-graduação. Acredito que são bens intangíveis que fazem muito sentido com aquilo que preconizamos. Recentemente tenho selecionado colaboradores mais antigos para juntos irmos a espetáculos artísticos e culturais. Uma atitude simples, mas absolutamente transformadora. Ver a vida por outro ângulo, sair da rotina, encontrar um tempo para ver arte. Quantos líderes têm feito isso por suas equipes? 

Para 2023

Inoar não para e estamos expandindo globalmente, com muito orgulho. Desenvolvendo cosméticos há mais de uma década, temos um portfólio internacional de produtos para cabelos, além da aquisição da linha Banho a Banho, de higiene.

São mais de 500 produtos cobrindo as maiores demandas e necessidades do segmento de cosmética e anualmente são lançados novos itens, estratégia que vem contribuindo fortemente para o crescimento da empresa no Brasil e no exterior.

Há alguns anos fizemos uma grande modificação de fórmulas, adequando os produtos para composições 100% veganas e com muitos elementos botânicos.

Atualmente a marca está presente em mais de 45 países, número que cresce consistentemente uma vez que os produtos têm excelente aceitação fora do Brasil. Desde 2009 a Inoar também vem aumentado a participação em feiras internacionais e abre novos mercados anualmente, com excelente resultado.

Para a empresa, ver este crescimento além das fronteiras é motivo de orgulho, porém sem nunca deixar suas raízes. Para a Inoar, a essência simples e verdadeiramente brasileira é a base do negócio. 

Sempre teremos novos produtos na Inoar, o processo de inovação e desenvolvimento é nossa rotina. Temos um time muito ágil pronto para criar, o tempo todo. Inovação está no nosso DNA. Conforme identificamos tendências e demandas, produzimos em tempo recorde. Trabalhamos recentemente em um rebranding muito consistente que nos possibilitou otimizar estoques de embalagens, o que vai acelerar ainda mais os processos.

Em 2023 vocês vão ver uma nova Inoar. Mas feita a partir da mesma Inoar. Este rebranding que vem por aí teve esse significado: uma modernização, um olho no futuro, sim. Mas sem nunca deixar de lado as suas verdadeiras raízes.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s