Diversidade etária: as empresas só têm a ganhar.

Dos diversos temas que trago a vocês aqui em meu canal, a diversidade é frequente. Isso porque eu não só acredito na sua importância, como valorizo, cada dia mais, ambientes diversos, com pessoas que juntas conseguem somar.

É muito rico você estar rodeado de culturas diferentes, cores diferentes, origens diferentes, acredito que este é um dos segredos para atravessarmos o mundo com sabedoria.

Eu não sou dona da verdade, você também não. Mas nós dois juntos podemos traçar um caminho bom, se unirmos nossas crenças, conhecimentos e experiências. É pensando assim que cada dia mais eu vejo a importância de oferecer oportunidades de trabalho para mulheres acima dos 40 anos.

Recentemente, abrimos um processo seletivo e um dos perfis que eu mais gostaria de ter para trabalhar comigo tinha que ter essa bagagem. Para mim, as trocas intergeracionais são muito importantes, porque, apesar de haver pessoas mais jovens adquirindo conhecimento e desenvolvendo habilidades técnicas de maneira rápida, as comportamentais têm enorme relevância.

Diversidade etária é quando profissionais seniores e juniores ensinam e aprendem juntos. Uma troca em que as empresas só têm a ganhar.

Com tudo isso em mente, é com grande frustração que li um estudo recente, da plataforma de emprego Infojobs, que revelou que 7 em cada 10 profissionais de mais de 40 anos afirmam já ter sofrido preconceito durante processos seletivos por conta da idade. Muitas amigas já me confirmaram que o mercado ainda é muito conservador e não está dando a devida atenção ao tema.

O que é um grande, enorme erro. Hoje a pirâmide etária está se invertendo, e a expectativa de vida da população é cada vez maior. Essas pessoas, portanto, serão economicamente ativas por mais tempo. As mulheres que entrevistei são nitidamente seguras, competentes, resolvidas, todas têm tanto a agregar, que tenho certeza do quanto isso é eficiente para a empresa.

Bom para mim, que acabei de contratar mais uma.

Vamos com tudo, e eu muito bem acompanhada, em 2023.

Inocência Manoel

3 comentários em “Diversidade etária: as empresas só têm a ganhar.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s