Respeite o SUS

No início do ano, eu fiz um agradecimento público ao SUS por ter salvado a vida de meu irmão.

É inacreditável que em tão pouco tempo depois tenhamos chegado até aqui, com a ameaça de perder um dos direitos mais fundamentais na preservação de nossa saúde e de nossas vidas.

Está na Constituição: a saúde, no Brasil, é um dever do Estado. E caso você não tenha conhecimento, ainda que com seus problemas, a saúde no Brasil oferece serviços, medicamentos, terapias e cirurgias de forma gratuita – que você não encontraria, por exemplo, nos Estados Unidos.

Quando falamos de saúde pública é normal lembrar do que não dá certo. Mas infelizmente este tema é um daqueles que sempre podem piorar. Vou te explicar aqui com exemplos e verdades que não te passaram naquele grupo de WhatsApp que adora espalhar fake news.

1 – Você acha que não usa o SUS, mas está enganado. O SUS regula nosso sistema de água potável e esgoto por causa das verminoses, regula a qualidade da carne que você come, a higiene do restaurante que você frequenta e os medicamentos que você usa (a Anvisa faz parte do SUS).

2 – Vacinas. O Plano Nacional de Imunizações, do Ministério da Saúde, atualmente oferece de graça 27 vacinas a toda a população, de todas as faixas etárias. Essas vacinas combatem sarampo, caxumba, rubéola, tétano, tuberculose, febre amarela, difteria, coqueluche, poliomielite, influenza e HPV. Somos um dos países que mais oferecem vacinas pela rede pública de saúde, sendo que todo este trabalho, que vai desde o planejamento à pesquisa epidemiológica, é realizado pelo Sistema Único de Saúde.

3 – O SUS é referência de gestão de saúde até mesmo para os países mais ricos e desenvolvidos. Aqui, mesmo se você não tiver convênio, vai poder ser atendido de forma gratuita. Nos Estados Unidos, por exemplo, não existe um sistema público de cobertura universal na área de saúde. Há alguns programas financiados pelo governo, mas a grande maioria dos americanos precisa adquirir seu próprio plano de saúde, seja por meio de seus empregadores ou por conta própria.

O Brasil é considerado o único país com mais de 200 milhões de habitantes que possui um sistema de saúde pública universal.

O SUS não é só um sistema de saúde, ele é proteção social e acesso universal sem discriminação. Um dos maiores sistemas públicos de saúde do mundo, o nosso garante que todos os brasileiros e brasileiras, desde o nascimento, tenham direito aos serviços de saúde.

Você pode fazer críticas à saúde. Você tem o direito de cobrar por melhorias. Mas você precisa se informar e respeitar o SUS, antes de lembrar dele somente quando o perdeu.

Inocência Manoel

#sus #saude #saudepublica #todosportodos #secuida #semdeixarninguémparatrás #vaificartudobem #pactocontraacovid19 #juntoscontraacovid #ods #coronavírus #covid19

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s