“Chore no começo para sorrir no fim.”

“Chore no começo para sorrir no fim.” Essa foi a frase que a jogadora Marta, da Seleção Brasileira de Futebol, nos deixou na última semana, após a eliminação na Copa do Mundo.

O desabafo da jogadora tem tudo a ver com a importância da nossa força feminina para vencer os obstáculos.

Não se chega a lugar algum sem esforço, sem muito suor, e esta é uma verdade universal. Para as mulheres, é ainda preciso ser mais forte.

Quando eu era criança, não havia notícias de mulheres jogando bola. Certamente elas seriam discriminadas – como muitas são até hoje. Foram necessários anos de verdadeiras desbravadoras abrindo os caminhos para as que chegaram hoje a uma Copa feminina, que teve a maior audiência de todos os tempos. E ainda assim houve quem dissesse: “mas mulher não deveria jogar futebol.”

Esse mesmo discurso, pare para pensar, já foi dito a outras atividades que a gente teve que conquistar na unha. Ser empresária é uma delas. Por mais que eu viva no mundo dos cosméticos, da beleza, ele ainda é um universo em que muitos homens querem dar a palavra final.

Estou neste caminho há tempos. Nós, mulheres, estamos. Abrindo caminho para muitas que vieram atrás. E é preciso muita parceria para continuarmos nele. Precisamos ser um verdadeiro time.

Marta encerrou sua entrevista dizendo: “é preciso valorizar mais”. E eu estou com ela: valorize quem foi na frente. Valorize quem tem a ensinar. Valorize as mulheres que não se acovardaram.

Valorize quem perdeu noites de sono para ganhar aquilo que, no fundo, é o que você quer também.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s