Mensagem de agradecimento

Em tempos tão difíceis, é preciso agradecer o apoio, o trabalho e o carinho das pessoas que, literalmente, salvam vidas.
Quero tornar pública a minha gratidão àqueles que ofereceram todo o suporte no atendimento ao meu irmão, que no último fim de semana sofreu um grave AVC.

Ele estava em outra cidade, sem acesso a hospitais da rede particular, em uma situação de muita gravidade. Foi socorrido pelo Serviço de Atendimento Móvel de Emergência local e levado a um hospital público. Precisou ser removido para a UTI mais próxima e novamente foi o Sistema de Saúde brasileiro que o socorreu.

Graças a apoio de amigos, a quem irei agradecer pessoalmente, tive a orientação necessária para saber que meu irmão estava sendo bem cuidado – mesmo eu estando longe.

E com isso, especialmente no momento que estamos vivendo com uma pandemia mundial, é preciso agradecer ao SUS, que está na frente da batalha. De tantas batalhas, de pessoas com nome e sobrenome que, se não são o meu irmão de sangue, são irmãos e irmãs de alguém.

O SUS não é só um sistema de saúde, ele é proteção social e acesso universal sem discriminação. Um dos maiores sistemas públicos de saúde do mundo, o nosso garante que todos os brasileiros e brasileiras, desde o nascimento, tenham direito aos serviços de saúde.

Seu inicio se deu nos anos 70 e 80, quando diversos grupos se engajaram no movimento sanitário, com o objetivo de pensar um sistema público para solucionar os problemas encontrados no atendimento da população defendendo o direito universal à saúde.

Hoje, graças ao SUS, conquistamos uma série de avanços para a saúde do brasileiro, por exemplo o Programa Nacional de Imunização (PNI), responsável por 98% do mercado de vacinas do país.

Quem cuida das pessoas é o Estado. Quem cuidou do meu irmão num dos momentos mais delicados de sua vida foi o SUS.

Quem está cuidando de tantos outros irmãos e irmãs hoje é ele também.

Viva o SUS.

Um comentário em “Mensagem de agradecimento

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s